domingo, 18 de dezembro de 2011

História


  

As inspirações para essa arte surgiram de várias partes, primeiramente pelo méthode naturelle(Método Natural de Educação Física) desenvolvido por Georges Hébert no século XX.[9] Soldados Franceses no Vietnã inspirados pelo trabalho de Georges Hébert criaram o treinamento militar:parcours du combattant.  David Belle foi iniciado no treinamento militar e méthode naturelle por seu pai, Raymond Belle — um bombeiro Francês que praticava as duas disciplinas. David Belle continuou a praticar outras atividades como artes marciais e ginástica, buscando aplicar suas habilidades adquiridas de forma prática na vida.
Depois de se mudar para Lisses, David Belle continuou sua jornada. "Desde então nós desenvolvemos" disse Sébastien Foucan no documentário Jump London, "e realmente em toda a cidade lá estávamos; lá estava o parkour. Você precisa apenas olhar, você precisa apenas imaginar, como uma criança" descrevendo a visão do parkour.
No final da década de 1990, David Belle e Sébastien Foucan, dois nomes importantes, foram divergindo seus ideais até que se separaram por completo. Para Foucan, parkour é uma atividade mais ligada às filosofias orientais e seus movimentos estão baseados na autonomia e nas energias positivas, além de ser aberto a outras influências, tais como break dance. Com o documentário Jump London, o termo Free running foi criado e difundido. Desde então, o termo free running vem sendo usado para denominar a prática conforme divulgada por Foucan, ou seja, com inclusão de movimentos acrobáticos e ineficientes, do ponto de vista do conceito de utilidade, característico do método natural e do parkour.

terça-feira, 6 de dezembro de 2011

Acidentes


Parkour requer absoluta concentração e consciência de seus obstáculos como: avaliação de distância, capacidade e risco. O conjunto mental é combinado ao controle e poder do corpo e do espírito. Os praticantes costumam adotar a seguinte frase para descrever parte de sua filosofia: “é ridículo procurar liberdade e acabar quebrado numa cadeira de rodas”. Mesmo assim o parkour é uma arte que requer disciplina, treinando sua mente com bom-senso, e respeitando seus limites. Desse modo, acidentes podem ser amenizados ou até evitados.

Finalidade do Parkour


    

O parkour, é uma maneira rápida, útil e eficaz de nos deslocarmos em qualquer ambiente, seja ele urbano ou não pelos nossos próprios meios.

O conceito é o de perseguição ou fuga, em qualquer momento e em qualquer lugar. O parkour deve sobretudo ser praticado de modo a que este possa ser útil a outros, caso este esteja em situação de perigo. As analogias mais comuns á simplicidade e utilidade de movimentos do parkour é a de um bombeiro a caminho de salvar alguém ou a de um policia a perseguir um ladrão. Os seus movimentos serão rápidos e eficazes de modo a alcançarem o seu objectivo.

O treino para parkour faz uso de todos os desportos e movimento do corpo humano conhecidos pelo homem, dificilmente se encontrará uma actividade física que não tenha influência directa no parkour dum praticante, sendo que incentivamos todos os traceurs a praticar todo o tipo de desportos sem restrições algumas. Assim sendo, o treino de parkour desenvolve uma grande coordenação física bem como uma boa capacidade motora, física e mesmo psicológica no praticante, bem como uma responsabilidade social para com o próximo. 


sábado, 3 de dezembro de 2011

Sobre o grupo Nbs





Ola galera, aqui que fala e o grupo nbs, se ajuntamos hoje para fala que nos passamos um tempo sem treina por causa de matérias,
E por causa de muito gasto com feriados mais vamos volta a treina talvez depôs do carnaval com tudo, postando fotos e  vídeos do nosso grupo estamos marcando para ir treina lá em Natal e vários lugares Olinda etc, Samuel esta melhorando da lesão na perna direita , Vlw galera e não deixe de entra todo dia Obrigado vamos tenta posta novidades todo dia e coisa sobre o Parkour não só sobre o Nbs, Vlw mesmo Estamos indo .





Nome:
Romário
Samuel
Nelson
Alexandre

terça-feira, 29 de novembro de 2011

Camisa do encontro Brasileiro de 2011

Com a proximidade do evento, a ABPK coloca a disposição de todos a camisa oficial do Encontro Brasileiro de Parkour e a opção de reservar a sua com antecipação. O evento irá dispor de 200 camisas, ao preço de 20 reais a unidade e que serão entregues no dia 10 de Dezembro.

O que é a ABPK

A ABPK é uma associação sem fins lucrativos criada com o ideal de disseminar a pratica correta do Parkour, tentando auxiliar novos praticantes a ter acesso ao Parkour, e os mais experientes a se unir trocando experiências para evoluir cada vez mais a cena do Parkour em nosso País.
Objetivamos nessa nova fase trazer várias inovações para a associação tentando abranger mais os ideais colocados no estatuto da associação, abrindo ela para associados, criando benefícios para os seus sócios, e organizando oficinas periódicas para a disseminação do Parkour.
A Associação é conhecida pelos seus eventos, contando com uma lista de várias ações que fizeram o Parkour ser uma atividade reconhecida em todo pais, dentre eles o tradicional Encontro Brasileiro de Parkour, que acontece anualmente em diferenciados estados reunindo centenas de praticantes do pais em vários locais diferentes.

nova logomarca ofisial

Simbolizando os novos trabalhos e a nova gestão da Associação Brasileira de Parkour, a atual diretoria optou por atualizar a logomarca institucional utilizada em camisas, documentos e projetos.
Desde a abertura oficial da associação utilizávamos a sigla da ABPK como logotipo. Essa idéia foi aproveitada e através de um excelente trabalho do designer Leandro Villa, alcançamos um resultado que mescla o poder da sigla com o ideal de descontrução das formas e a descoberta do não óbvio que é pregado no Parkour.
A partir desse momento a nova logomarca é oficial e fará sua primeira aparição no Encontro Brasileiro de Parkour.

sexta-feira, 25 de novembro de 2011

O que é traceurs

Traceurs ou traceuses são praticantes de Parkour e costumam se reunir em locais com grande número de obstáculos, estudam cada um deles e fazem experimentos antes de executar movimentos e exercícios desta disciplina. A natureza dos exercícios exige que seus praticantes possuam um excelente preparo físico, saibam e respeitem sempre os seus limites, para buscar quebra-los no momento certo, assumindo e tendo consciência dos riscos e de suas limitações. Tudo isso tendo como base o pensamento "ser forte para ser útil", destacando que um verdadeiro traceur está pronto para situações inesperadas e sempre disposto a ajudar.

Preparo físico

  A preocupação com o preparo e o desenvolvimento físico vem crescendo cada vez mais nos dias de hoje. As pessoas têm buscado hábitos mais saudáveis, principalmente em relação aos cuidados com o corpo. Encontramos em todas as cidades, clubes e academias lotadas de jovens e adultos que procuram uma vida mais saudável. Porém, muitos não conseguem permanecer nessas modalidades por não se adaptarem aos formatos atuais. Por isso o Parkour é indicado atualmente como uma das melhores atividades físicas, voltado para o Parkour Vejo que muitos grupos de Parkour se acostumaram a treinar repetições de manobras sem se preocupar com o condicionamento físico necessário para realiza-las ou ainda os grupos que ignoram o alongamento ou o aquecimento durante a prática do Parkour.


É necessário que além da prática do Parkour em si, haja um ou mais dias na semana para a prática do condicionamento físico, pois isso melhora exponencialmente o rendimento e a progressão no treino especifico de Parkour. Ou seja, alguém que pratica treinos para a força, velocidade e outros atributos físicos junto com o treino das manobras de Parkour acaba evoluindo muito mais rápido que aqueles que treinam apenas as manobras..

quarta-feira, 23 de novembro de 2011

Parkour e Freerunning no Brasil

  
                                  O Parkour no Brasil começou em 2004 com o criador do Grupo Parkour Brazil (Leonard Akira Hka ), membros antigos do grupo Le Parkour Brasil e outros praticantes de Brasilia e Rio de Janeiro.

Em São Paulo no inicio da prática do Parkour no Brasil (2004) Leonard Akira participou do maior numero de matérias a respeito do Parkour em vários estados brasileiros e em variados meios de divulgação (revistas, sites, jornais, tv, rádio, etc) e continuou nessa empreitada em uma jornada que durou cerca de 03 anos, onde ele se tornou conhecido por ser um dos principais divulgadores da prática do Parkour no Brasil.
Leonard Akira conheceu o Parkour em 2001 , quando um amigo (Jonathan Ferreira) num intercâmbio em Londres teve a oportunidade de conhecer o que ainda era a cena "Underground" e pouco conhecida do Parkour e do Freerunning com traceurs europeus, depois de conversar e aprender um pouco sobre a Filosofia da pratica esportiva sem competição, seu amigo lhe passou alguns links de fotos, alguns vídeos e alguns blogs para Leonard Akira no Brasil, que se interessou na prática mas não deu inicio aos treinos na época.
Em 2002, Leonard Akira começou a tentar seus primeiros saltos e começou a escrever sobre a Parkour em seu antigo blog, mas desanimou e os treinos que já eram poucos começaram a ser cada vez mais escassos.
Em 2003, uma tentativa frustada de treino lesionou Leonard Akira, que estava acima do peso na época. Após um salto ele torceu o tornozelo esquerdo pela primeira vez e se ausentou de qualquer prática fisica, inclusive as artes marciais sua paixão desde criança.
Em 2004,  Leonard teve contato novamente com a prática do Parkour em uma matéria exibida na MTV no antigo programa Buzzina, de Cazé Peçanha. A partir daquele momento ele decidiu treinar frequentemente e ser tornar um Traceur definitivamente.

sexta-feira, 18 de novembro de 2011

ACESSÓRIO USADOS EM TREINAMENTOS.


Olá pessoal estou repassando para todos vocês os acessórios do parkour em que usamos toda vez que treinamos,ou seja para nús proteger de acidentes.
O sapato não tem que ser muito pesado  e nem que tenha cravos ou seja aqueles pitoquinhos que fica em baixo  do tênis e uma dica muito importantes para os  treceurs antes de praticar o esporte verifique o tênis se não está escorregando e que esteja amarrado corretamente.
Para quem não tem habilidade ainda de praticar o esporte  e ainda é iniciante é necessário o uso de luvas para não escorregar a ultrapassar os obstáculos  e também quem possui distonia na mãos.
DESEJO PARA TODOS VOCÊS UM ÓTIMO TREINO E QUE TUDO OCORRA BEM.



terça-feira, 25 de outubro de 2011

O que é parkour para mim.







'O Parkour para mim é minha vida é muito mais que um esporte ,é como uma filosofia de vida,pois os encinamentos que você avi poder levar pro resto de sua vida.
Como o treino corporal que você acaba ganhando com os exércicios e manobras que são feitas,etambém o treino psicológico ou seja como vencer seus limites em saltos de precisão ou altura.O Parkour é o esporte que ue pensso que é o mais completo em questão de treinos,pois treinar todas as partes do corpo além de te proporcionar uma sensação de liberdade ou seja algo de gêenero."Nada pode me parar" O P arkour é um esporte  e não "Vanmdalismo".

sexta-feira, 21 de outubro de 2011

O que é Parkour?


Parkour é uma atividade cujo princípio é mover-se de um ponto a outro o mais rápido e eficientemente possível,usando principalmente as habilidade do corpo humano . 
Criando para ajuda a superar obstáculo de qualquer natureza no ambiente.
Circundante => desde galhos e pedras até grandes paredes de Concreto => e pode ser praticados em áreas rurais e urbanas.
Homens que praticam parkour são reconhecidos como traceur e mulheres como traceuses.


          

quinta-feira, 13 de outubro de 2011

O que é Parkour Para David Belle

                               


David Belle (Fécamp, 29 de Abril em 1973) é um desportista francês.
Nasceu e cresceu no Sena Marítimo, na Normandia. Oriundo de uma família simples dos subúrbios de Paris com antepassados relacionados com o desporto.
Os primeiros 14 anos de vida foram passados em Fécamp e mais tarde em Sables d'Olonne. Foi criado pelo avô materno Gilbert Kitte, que desde cedo despertou em David uma paixão para o heroísmo e o saber ajudar as outras pessoas. Tanto no avô como no pai existia um passado relacionado com o exército e os bombeiros. Seguiu as pegadas do seu avô e pai, tornando-se um Bombeiro Sapador Parisiense. Infelizmente devido a uma lesão no punho, desistiu e nunca mais voltou. Mais tarde, tratado da lesão, entrou no exército francês e ganhou mérito batendo recordes dos treinos. Venceu também o campeonado Essonne de obstáculos em tempo recorde.
David sempre foi uma pessoa simples e acredita no desporto para a vida diária. Procurava o que era útil. Aprendeu com o pai desde cedo a saber algumas técnicas/treinos militares que pôs em prática desde muito novo com os amigos(Yahn, Frederic Hnautra, David Malgogne,Sébastien Foucan e Kazuma).
A brincadeira originou o nome da prática, Parkour.

quinta-feira, 6 de outubro de 2011

Precisão

Precisão ( Precision )
Precision ou Precisão no Português, é dado para um movimento que se inicia em um ponto estático (parado) e tem como objetivo chegar em outro ponto realizando um salto para se alcançar o ponto-alvo.
Dizemos que a importância da Precisão é de extrema eficiência para um Traceur no que se diz respeito a ganhar: Força no salto; Fortalecimento nas Pernas; Equilíbrio do corpo; e fluidez nos movimentos.
A Precisão necessita de muita atenção e principalmente na queda, pois um erro dependendo do lugar em que foi realizado pode levá-lo a uma lesão, então, antes do salto esteja sempre concentrado.
Sempre quando realizar uma Precisão nunca deixe quando atingir o ponto-alvo ultrapassar da metade de seu pé, sempre caindo mais nas pontas para amortecer mais e ter mais equilíbrio na queda, também, não descer o tronco abaixo da linha do joelho, sempre cair mais reto e leve, para não lesionar a coluna.
A Precisão deve-se para um Traceur iniciante uma das primeiras técnicas a ser praticada.